Espíritos Domesticados

Espíritos Domesticados

Abelhas, Murtas Selvagens e Mirtilos de Estufa

 

Abelhas

Sento-me com os pés descalços no chão, a ver abelhas a dançar no meio das ervas rastejantes com pequenas flores, folhas e cogumelos. Toda a diversidade ao nível do solo envolve vários insectos, desde rastejadores a polinizadores. O solo está repleto de vida, e esta é meramente acima da superfície. Com as suas muitas facetas de vida, todas entrelaçadas, a terra está aqui, rigorosamente em fluxo, sustentando-nos, sob o seu diálogo primordial com o cosmos.

Com os meus pés descalços a tocar a textura do solo, observo o padrão de voo orgânico das várias abelhas em redor, uma viagem não linear de uma flor para a outra, uma rota de vida elegante e expressiva através do ar. Os sentidos das abelhas revelam-lhes diferentes dimensões através de modos perceptivos alternativos, ouvindo os cânticos das flores, sentindo e enredando a sabedoria do pólen com os seus minúsculos corpos.

O solo está repleto de histórias, antigas e emergentes, profundas e diálogos múltiplos de vida sempre a recriarem-se.

Nesta dança antiga, entre as flores minúsculas, o chão vivo, o vento, os aromas, as texturas, as melodias e os polinizadores, não se pode negligenciar o mistério e o enredar divino. Estas coreografias primordiais incorporam também os espíritos da terra, as energias da terra viva selvagem que habitam em lugares particulares desde tempos imemoriais.

Como introvertida que sou, tenho uma profunda reverência para com as histórias perdidas. Não as extraordinárias aventuras heróicas, mas os contos sagrados do quotidiano que se aglomeram à nossa volta. Especialmente aqueles que podem induzir ao ridículo, vergonha, medo, ou mesmo que foram encapsulados em sussurros secretos pelos contadores devido ao nosso percalço hierárquico cultural.

Como vêem, nada disto é mais autêntico ou válido se medido ou objectivamente estudado. Nenhum produto é criado, nenhuma solução a ser alcançada, nenhum objectivo final – apenas abelhas a voar num mar de pequenas flores.

 

Murtas Selvagens ou Mirtilos de Estufa

Vivo num lugar chamado Murtal, ou campo de murtas, mas não há aqui murtas. As murtas selvagens endémicas desapareceram agora; outrora uma flor comum, desapareceram por completo hoje. As pequenas flores brancas da murta têm sido usadas em rituais mágicos para abertura visionária e fertilidade afrodisíaca desde os tempos arcaicos. As suas delicadas pétalas e estrutura robusta falavam de deixar a mente racional e regressar ao coração, à inocência natural. As murtas eram usadas para abrir caminho ao amor incondicional nos ritos de iniciação enviando os participantes para além do indivíduo (racional), libertando empatia, generosidade, amor, e bondade. O amor incondicional é sempre sabiamente inocente e a forma quimérica de voltarmos à integridade.

As plantas selvagens locais, como as murtas, vivem na espontaneidade sazonal dos ciclos, agarrando profundamente as profundas mudanças naturais da terra. A sua presença e crescimento dependem das suas várias e dinâmicas inter-relações, clima, solo, ou polinizadores, para citar alguns.

Como outras plantas locais endémicas, representam parte da verdadeira sabedoria contextual de um lugar, adaptada a uma paisagem viva particular. Não há separação entre elas e o solo que detêm, pois, elas movem-se e fluem com a terra. Isto até que a sua perspectiva de utilidade humana as valide exclusivamente: tornando-se inúteis e negligenciadas contra a narrativa de produção.

Por outro lado, a moderna membrana translúcida em estufa separa os mirtilos que crescem no seu interior das condições locais reais, cortando a influência envolvente multi-contextual do lugar e das estações. As monoculturas tecnológicas intensivas em estufa de espécies de bagas domesticadas lutam por uma produção sempre em excesso e não apenas pela abundância.

Estas condições artificiais ignoram o espaço e o tempo singulares, condicionando a porosidade necessária para que o diálogo original e diversificado da vida ocorra.

No sul de Portugal, temos uma vasta paisagem de estufas, despojando todo o ecossistema da sua complexidade natural, deixando a terra e as comunidades locais nuas e estéreis, enfraquecendo a estrutura da vida ao degradar a diversidade. O lugar já não é um santuário, e os espíritos locais foram domesticados ou afastados. Na narrativa capitalista a produção suficiente nunca é um resultado abundante, pelo que a terra continua a ser colonizada, extraindo mais, sempre mais, independentemente dos custos ou consequências. Mais mirtilos, fora de época, fora de lugar, mas mais, excedendo, numerosas. Mas nem uma murta selvagem ou abelha, pois não são úteis e praticamente incontroláveis.

 

Diálogos selvagens e narrativas académicas

Mas existem outras categorias de membranas, culturais, especificamente as que separam e validam diferentes tipos de conhecimentos. A atitude cultural hierárquica ocidental de criação de conhecimento é, por vezes, uma criatura controladora, construindo estufas em todo o lado, não reconhecendo nada fora de si própria e das suas construções.

A maioria dos conhecimentos académicos, para serem aceites devem suportar duras mutilações para se manterem validados por axiomas académicos internos, especializando o especialista: trabalhando através de factos objectivos, números, ou estatísticas. Tal como os mirtilos de laboratório que vivem numa realidade separada, embora correctamente apreendidos e categorizados (e colocados a bom uso, é claro).

Dentro deste cenário académico e cultural, existe uma profunda vergonha e restrição de usar palavras como “sagrado” ou “energia” e nunca, jamais, “espíritos da terra”. Mesmo a imaginação tem de ser rigorosa para poder ser aprovada ou reconhecida mais uma vez. Estas membranas rigorosas apenas certificam como verdade o que se enquadra perfeitamente na narrativa controlada no seu interior. Não é permitida a entrada de abelhas ou murtas selvagens, pois é um local estéril onde apenas podem aceder monoculturas e mirtilos dependentes da tecnologia, semelhantes aos que já se encontram no interior.

Etimologicamente falando, a palavra rigor vem do francês antigo rigor “força, dureza”, do latim rigorem “dormência, rigidez, dureza, firmeza; rudeza, rudeza”. Membrana refere-se à “fina camada de pele ou tecido mole do corpo”, do latim membrana “uma pele, membrana; pergaminho (pele preparada para escrita)”.

Estas rigorosas membranas esqueceram o fluxo de porosidade multi-contextual natural aos tecidos vivos, separando eficazmente a sabedoria viva e dinâmica dos seus contextos, aludindo a uma rigidez firme para poder ser validada. Um engano que mantém a percepção reducionista e objectiva de um mundo controlado (ilusório).

 

O duro rigor da validação científica e académica ocidental entorpece a sabedoria contextual específica, pois precisa que passe a impossível análise de dados laboratoriais, apenas possível dentro da estufa de monocultura de bagas. No pensamento ocidental moderno, a criatura controladora da criação do conhecimento que constrói estufas em todo o lado, postula que a referência final está sempre localizada na estufa; a vergonha e o ridículo regulam a possibilidade de acesso à porta única, o limiar da verdade pura. Tudo isto contrasta com as epistemologias e ontologias indígenas da ciência para a participação directa.

 

Por outro lado, tal como as murtas e as abelhas, os diálogos selvagens abrangem o complexo sistema vivo do qual emergem (e submergem) e são eles próprios; mudam, evoluem, têm sentimentos, não são objectivos, e nunca universais. Estes diálogos pulsam em ritmos primordiais, sucumbindo às estações internas e externas. Esta sabedoria particular não é orientada para os detalhes, mas porosa aos padrões de um lugar e tempo singulares, e a validação vem da experiência vivida.

 

Ainda tenho os pés descalços no chão, as abelhas já não estão aqui, mas isto é o que me sussurraram.

 

[Disclaimer: Todas as palavras e conceitos tecidos no meu trabalho nascem através da minha Vida, naturalmente tendenciosa, e sempre limitada percepção das coisas, não assumindo que carreguem qualquer verdade absoluta. Escrevo a partir de um contexto de baixa intensidade sobre o norte global, em profunda consciência e responsabilidade pelo ecocídio e genocídio continuado pela modernidade.]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Por Sofia Batalha

Sou ‘designer’ por formação académica, professora por acaso, escritora por necessidade visceral e investigadora independente por curiosidade natural. Sou mamífera, autora, mãe, mulher e tecelã de perguntas. Desajeitada poetiza de prosas sem conhecimentos gramaticais. Peregrina entre paisagens interiores e exteriores, recordando práticas cósmico-ctónicas em presença radical, escuta activa, arte, êxtase e escrita
Autora de nove livros e editora da revista online e gratuita Vento e Água, podcast Re-membrar os Ossos e Conversas D'Além Mar.